sábado, 8 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 10

MARÇO
18 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), sob o Cmdo interino do Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, com oito bocas de fogo em Rio Pardo, apóia dois batalhões de infantaria e dois regimentos de cavalaria.


ABRIL
16 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial) conta com um efetivo de noventa e nove homens em Rio Pardo, sob o Cmdo interino do Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello.

30 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), com sessenta homens, participa do combate do barro vermelho na vila de Rio Pardo, enfrentando o ataque farroupilha, quando é feito prisioneiro o seu Cmt, Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, após receber 27 graves ferimentos.


SETEMBRO
24 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), do Cmdo interino do Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, conta com um efetivo de quarenta e cinco homens, em Rio Grande e São José do Norte e em Porto Alegre, com noventa e quatro.


– 1839 –

FEVEREIRO
01 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (farroupilha), dispunha de duas bocas de fogo no Caí.

ABRIL
17 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), do Cmdo interino do Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, fornece um contingente e duas bocas de fogo para guarnecer a ilha dos juncos, no estuário do Guaíba.

DEZEMBRO
02 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), recebe como seu Cmt o Ten Cel Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, cujas funções deixa em 23 de julho de 1844.

Nenhum comentário:

Postar um comentário