sábado, 8 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 15

– REGIMENTO DE ARTILHARIAA CAVALO –


ABRIL
19 -O Corpo de Artilharia a Cavalo, por Decreto no 782, desta data, toma denominação de “Regimento de Artilharia a Cavalo” como força de guarnição, no Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes.


AGOSTO
10 -O Regimento de Artilharia a Cavalo, faz marchar, de São Gabriel para Santana do Livramento, uma de suas “companhias de artilharia”, com um efetivo de 300 homens, 16 bocas de fogo e 500 tiros, sob o Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes, para a campanha contra Juan Manoel de Rosas.


21 -A companhia de artilharia do Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes, chega a Santana do Livramento e acampa às margens do Arroio Sarandi, passando a integrar a 4ª Divisão de Cavalaria, denominada “ligeira”, às ordens do Cel David Canabarro.


28 -A companhia de artilharia do Regimento de Artilharia a Cavalo, marchando por Quaraí, penetra em território uruguaio, levando dois dias para vadear o Rio Negro, o Yí e seus afluentes, em temperatura de cinco graus abaixo de zero, sob o Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes. Nessa ocasião, os Artilheiros recebem o apelido de “bois de botas” pelo restante do exército, graças à forma como se apresentavam ao marchar pesadamente, lembrando os bois das peças. O apelido carinhoso iria estender-se à própria unidade, mantendo-se até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário