sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 25

SETEMBRO
01 -Com as 2ª e 3ª Baterias, já em Concórdia, na Confederação Argentina, após passar o rio Uruguai junto à foz do arroio Diamante, ao Cmdo do Ten Cel Graduado Emílio Luiz Mallet e mais canhões vindos da Corte do Rio de Janeiro, é organizado o 1º Regimento de Artilharia a Cavalo. A unidade é, então, padronizada com os La Hitte de calibre 4, repartidos por 4 baterias a 06 peças, ao Cmdo dos Cap Nepomuceno Mallet, Cunha Mattos, Antonio Carlos de Magalhães e João Dias Cardoso de Mello; é confeccionado completo arreiamento de tração; são distribuídas as túnicas vermelhas, que se tornariam famosas; e, por fim, é mandado confeccionar, em Montevidéo, o estandarte à cuja sombra iriam combater, por cinco anos, os “bois de botas”.

13 -O Regimento de Artilharia a Cavalo (forças fixas de guarnição), cede à Brigada Fontes, em São Gabriel, por ordem do Cel Alexandre Gomes de Argolo Ferrão, Cmt do Regimento, as 1ª e 5ª Baterias, dos Capitães Manoel José Pereira Júnior e Joaquim da Costa Rêgo Monteiro, para organização de um corpo provisório de artilharia a avalo, permanecendo no aquartelamento, um contingente para guarda e manutenção.

18 -O Regimento de Artilharia a Cavalo, representado pelas 4a e 6a Baterias, às ordens dos Cap Trajano Antonio de Medeiros e Oliveira e Manoel José da Silva, do Cmdo geral do Maj de comissão Manoel de Almeida Gamma Lobo d’Eça, tomam parte no cerco de Uruguaiana.

OUTUBRO

-O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo chega ao Mocoretá, divisa das Províncias Argentinas de Entre-Rios e Corrientes, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.Passo

Nenhum comentário:

Postar um comentário