sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 26

do Mocoretá, acampa já em território de Corrientes.

-Estaciona nas imediações de Curuzú-Quatiá.

-Chega a Vila Mercedes, em Corrientes.

-Marcha próximo dos Arroios Cuencas e Paiubré, afluentes do Rio Corrientes.

-Chega à margem do Rio Corrientes, próximo a Lagôa Iberá.

-Atravessa o Rio Corrientes no Passo Lucero.

-Chega ao Arroio Batel.

NOVEMBRO

-O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo chegando ao Rio São Lourenço, em Santa Luzia, marcha margeando o Rio Paraná e, passando para a vanguarda dos aliados, alcança o arroio Empedrado, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.

DEZEMBRO
22 -As Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, 4a e 6a, vindas de Uruguaiana, e as 1a e 5a, cedidas em São Gabriel, à Brigada Fontes, compõem um Corpo Provisório de Artilharia a Cavalo, a quatro Baterias, 1a, 2a, 3a e 4a, organizado em São Borja, sob o Cmdo do Maj de comissão Manuel de Almeida Gamma Lobo d’Eça, integrando as forças do Conde de Porto Alegre.

– 1866 –

FEVEREIRO
20 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet, muda-se para Tala-Corá, penúltimo acampamento correntino.

MARÇO
31 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo avança para as margens do alto Paraná, no Passo da Pátria argentino, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet, acampando em frente ao inimigo, que se acha no Forte de Itapirú.

ABRIL
06 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet, integrando a 17a Brigada de Artilharia, bombardeia a ilha da Redenção, no rio Paraná.

15 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet, faz embarcar no vapor “Susan Bearn” e na chata “Pernambucana”, para a travessia do rio Paraná, a 1a Bia, a oito peças, às ordens do Cap João Nepomuceno de Medeiros Mallet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário