sábado, 8 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 9

05 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), passa para a margem direita do rio São Gonçalo e toma posição, sob o Cmdo interino do Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello.

18 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), com doze bocas de fogo, defende a vila de Rio Grande, sob o Cmdo interino do Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello. Encarregado de prover defesas para aquela cidade, o Cap Emílio Luiz Mallet, ergue fortificações artilhadas.

– 1837 –

MAIO
11 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), do Cmdo interino do Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, com 22 bocas de fogo, sustenta o segundo sítio de Porto Alegre e com outras 15 guarnece Rio Grande.


AGOSTO
11 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), do Cmdo interino do Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, fornece uma boca de fogo ao Cel João Gabriel Gomes, que, com trezentos e cinqüenta e dois homens, desloca-se no vapor “Comércio”, de Porto Alegre para o Pontal, para atacar tropas farroupilhas sediadas em Triunfo.


SETEMBRO
01 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (mperial), por aviso da repartição da guerra, passa a ser organizado e comandado interinamente pelo Maj Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello.


– 1838 –

JANEIRO
06 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (farroupilha), ao Cmdo do Maj José Mariano de Mattos e demais forças, sitiam Porto Alegre.

FEVEREIRO
14 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (farroupilha), que sitia Porto Alegre, ao ser atacado por tropas imperiais retira-se, não sem antes queimar os reparos de cinco bocas de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário