sábado, 8 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 12

– 1843 –

FEVEREIRO
12 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), sob o Cmdo do Ten Cel Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, passa a fazer parte das forças de guarnição em Porto Alegre, comandada pelo Marechal de Campo Thomaz José da Silva e fornece na reorganização do exército imperial por Caxias, uma bateria para a 1ª Divisão e outra para a 8ª Brigada, em Rio Grande.

MARÇO
18 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), sob Cmdo do Ten Cel Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, conta em São Gabriel com três peças de artilharia apoiando três batalhões de caçadores, para a proteção da “bagagem pesada” da tropa de Caxias, que se deslocava do passo do queimado, no Rio Vacacaí, para o passo de São Borja.

– 1844 –

JANEIRO
10 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), conta com um efetivo de trezentos e dezessete homens, sob o comando do Ten Cel Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello.


FEVEREIRO
02 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), marcha para a campanha contra os farroupilhas, sob o Cmdo do Ten Cel Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello.


MARÇO
14 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), instala em Rio Grande um destacamento, sob o Cmdo do Ten Antonio da Silva Lopes, onde permanece até 6 de novembro.


MAIO
07 -O Corpo de Artilharia a Cavalo (imperial), do Cmdo do Cel graduado Lopo de Almeida Henriques Botelho e Mello, com efetivo de trezentos e dezessete homens, destaca para Caçapava uma bateria com duas bocas de fogo; para Capela de São Gabriel, três bocas de fogo; para a vila da Cruz Alta da Serra, duas bocas de fogo e para as operações na campanha, com 2ª Divisão, uma bateria com quatro bocas de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário