sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 28

20 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, iniciando marcha com os exércitos aliados, toma posição em frente às semi-abandonadas trincheiras inimigas do Estero Vellaco, sob o Cmdo do Ten Cel Emilio Luiz Mallet, desalojando as forças inimigas que ainda ocupavam aquele reduto. Ao anoitecer desse mesmo dia, o regimento ocupa posição na grande clareira de Tuyuty, tendo seu comandante, determinado à abertura do famoso fosso, terminando por dizer: “... e eles que venham...”, proferidas sucessivamente no decurso do ataque: “– granada e metralha, espoleta a seis segundos!”; “ – por aqui eles não passam!” e “ – por aqui não entram!”

24 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, próximo ao exército uruguaio, que formava a vanguarda, com 28 bocas de fogo, no centro do exército, toma parte na grande batalha de Tuyuty, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet, sustentando as maiores cargas de cavalaria inimiga e impedindo inteiramente sua progressão sobre o centro do dispositivo aliado. As baterias eram comandadas pelos Cap Nepomuceno Mallet, Cunha Mattos, Cardoso de Mello e Antônio Carlos de Magalhães; e a elas viera reunir-se a “bateria alemã”, comandada pelo Cap Anfrisio Fialho (quatro peças de calibre 6).

28 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, toma parte em combate, acontecido neste dia, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.

JUNHO
14 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, participa de combate desse dia, sob o
Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.

18 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, toma parte no combate desse dia, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.

19 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo toma parte em combate desse dia, sob o
Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.

20 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, toma parte no combate desse dia, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.

JULHO
16 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz
Mallet, destaca a 3a Bateria e parte da 5a, às ordens do fiscal do regimento, Maj Severiano Martins da Fonsêca, que operam das 6 3/4 horas da manhã, às 6,30 horas da tarde, consumindo 1.607 tiros no combate do Boquerón.

Nenhum comentário:

Postar um comentário