sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 58

Brigada Militar, assume o Cmdo da guarnição de e prioriza operações para sufocar a rebelião, travando-se tiroteio cerrado, inclusive com alguns tiros de artilharia, através de duas peças postas em ação.

18 -O 5o Regimento de Artilharia Montada aloja, por ordem de seu Cmt interino e da guarnição, Ten Cel João Moreira Cezar Barroso, o 26o Corpo Auxiliar da Brigada Militar, tendo por Cmt o Ten Cel Joaquim Antonio Rodrigues. Os revoltosos haviam empreendido retirada que só terminaria com a deserção de muitos e a internação de outros (inclusive seus chefes) na República Oriental do Uruguai, não sem antes ter infligido fragorosa derrota, no passo do Seival, a um corpo de “Provisórios” comandado por Osvaldo Aranha, que saiu ferido do encontro.

21 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, remete ao Quartel General da 5a Brigada de Infantaria, por ordem do Cmt interino Ten Cel João Moreira Cezar Barroso, as partes de ausência dos 1o Ten Nelson e Alcides Gonçalves Etchegoyen, ambos internados no Uruguai.

22 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, faz embarcar com destino a Santo Ângelo, por ordem do Cmt interino do regimento, Ten Cel João Moreira Cezar Barroso, o 26o Corpo Auxiliar da Brigada Militar, que havia aquartelado no regimento.

DEZEMBRO
25 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, sob o Cmdo do Cel Simeão Pereira Reis,
organiza uma “companhia de guerra”, composta de todas as praças do regimento, inclusive sargentos, às ordens do Cap Raphael Villeroy França, para o juramento a bandeira, tendo como Cmt do 1º Pelotão, o 1º Ten Gabriel Ferrugem de Mello Mattos e do 2º Pelotão, o 2º Ten comissionado Antonio Saldanha.

– 1927 –

JANEIRO
01 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, sob o Cmdo do Cel Simeão Pereira Reis,
realiza o juramento à bandeira pelos recrutas. O fato é notável por tratar-se de um feriado universal.

15 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, sob o Cmdo do Cel Simeão Pereira Reis,
em boletim interno, elogia o soldado Oscar dos Santos Moraes, que estando preso para se ver processar, quando libertado pelos amotinados, recusou-se a acompanhá-los. Após ter assistido ao saque levado a efeito no aquartelamento, na ocasião do levante,

Nenhum comentário:

Postar um comentário