sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 22

NOVEMBRO
17 -Como reforço das 2ª e 3ª Baterias, dos Cap João Vicente Leite de Castro e Antonio Carlos de Magalhães, ambas do Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo geral do Ten Cel Graduado Luiz Emílio Mallet, chega ao Piraí Grande, o Cap Luiz Fernandes de Sampaio, procedente do Rio de Janeiro, trazendo 06 canhões do sistema La Hitte, raiados, 01 parque de munições e 33 praças do 1º Batalhão de Artilharia a Pé. Esses canhões eram do calibre 6 e passavam a substituir as peças de alma lisa, “a paixhans”.

DEZEMBRO
01 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, marcham rumo a Paysandú, sob o Cmdo geral do Ten Cel Graduado Emílio Luiz Mallet, integrando as forças ao mando do Marechal de Campo João Propício Menna Barreto e nesse mesmo dia para o passo do Viola, na Divisão do Brigadeiro Manoel Luiz Osório.

02 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, atravessam a linha divisória com o Estado Oriental do Uruguai, sob o Cmdo geral do Ten Cel graduado Emílio Luiz Mallet.

27 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, integrando o exército do Marechal de Campo João Propício Menna Barreto, chegam a São Francisco, légua e meia de Paysandú e acampam, sob o Cmdo geral do Ten Cel graduado Emílio Luiz Mallet

29 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, às duas horas da madrugada, repelem com a linha de defesa das peças, uma sortida inimiga partida de Paysandú, sendo ela rechaçada com nutrido fogo. Às 10:00 horas, o clarim do Marechal de Campo João Propício Menna Barreto, dá o toque de “avançar” sobre Paysandú e as baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo geral do Ten Cel graduado Emílio Luiz Mallet, atacam, jogando sobre a praça sitiada mais de 4.000 projetís. Nessa ocasião, Mallet assumira o comando geral da artilharia, que incluía três baterias da marinha, às ordens dos Tenentes Mariz e Barros, Francisco de Abreu e Henrique Martins (que ali morreria).

– 1865 –

JANEIRO
01 -O Regimento de Artilharia a Cavalo com duas de suas peças, ao Cmdo do Ten Ernesto Augusto da Cunha Mattos, participa do combate no interior da cidade de Paysandú, primeira atuação, em nosso exército, de artilharia em combate urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário