sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 23

02 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, entram em Paysandú, sob o comando geral do Ten Cel Graduado Emílio Luiz Mallet, integrando as forças do exército do Marechal de Campo João Propicio Menna Barreto, após combate e rendição daquela cidade fortificada.


16 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo embarcam no vapor “Oyapock”, desembarcando em Santa Luzia a 27, marchando dai para a vila de Unión, perto de Montevidéu, às ordens do Ten Cel Graduado Emílio Luiz Mallet.


FEVEREIRO
07 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, chegam à vila de Unión, perto de Montevidéu, procedente de Santa Luzia, sob o Cmdo geral do Ten Cel graduado Emílio Luiz Mallet.


20 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, participam de ações, até a capitulação de Montevidéu, sob o Cmdo geral do Ten Cel Graduado Emílio Luiz Mallet.


MARÇO
02 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, marcham para junto da Fortaleza do Cerro, em Montevidéu, sob o Cmdo geral do Ten Cel Emílio Luiz Mallet, onde desembarcam a 04 do mesmo mês. Responde, então, à salva de desagravo à bandeira brasileira, dada pelo Forte San José, nele hasteada.


09 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo, acampadas no Cerro, arredores de Montevidéu, embarcam em goletas e gadanhos, subindo o Rio Uruguai, indo desembarcar em São Francisco, no afluente do mesmo nome, acima de Paysandú, sob o Cmdo geral do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.


ABRIL
27 -A 3ª Bateria do Regimento de Artilharia a Cavalo, fornece elementos e dois
canhões-obuses ao 1º Batalhão de Artilharia a Pé, que sob as ordens do 1º Ten Antonio Tibúrcio Ferreira de Souza, passam a compor o “Destacamento Bruce” (Cel João Guilherme de Bruce), embarcado na esquadra.


MAIO 09 -As 2ª e 3ª Baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo embarcam em Montevidéu, com destino a São Francisco, na Província de Entre Rios, na Confederação Argentina, sob o Cmdo geral do Ten Cel Emílio Luiz Mallet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário