sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 37

– REGIMENTO DE ARTILHARIAA CAVALO –

AGOSTO
20 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo do Ten Cel Joaquim da
Costa Rego Monteiro, por Decreto no 4.572, volta a ser referenciado como “Regimento de Artilharia a Cavalo”, por dissolução dos 2o e 4o Provisórios, continuando como o único de seu tipo.

SETEMBRO
06 -O Regimento de Artilharia a Cavalo, exclui de seu efetivo o Tem Cel Joaquim da Costa Rêgo Monteiro, por ter sido nomeado para nova comissão, sendo substituído pelo Cel Manoel Deodoro da Fonseca, cujas funções assume somente no dia 01 de fevereiro de 1871, deixando em 14 de outubro de 1874.

OUTUBRO
24 -O Regimento de Artilharia a Cavalo, acampado em Humaitá, embarca nessa data
no vapor Guaycurú, com destino ao Brasil, chegando em Porto Alegre, no dia 08 de
novembro, sob o Cmdo do Ten Cel Joaquim da Costa Rêgo Monteiro.

–1872 –

NOVEMBRO
12 -O Regimento de Artilharia a Cavalo, estacionado em Porto Alegre, desde o dia
08 novembro de 1870, embarca com destino a Rio Pardo, sob o Cmdo do Cel Manoel
Deodoro da Fonseca.

Um comentário:

  1. Prezado Mesquita,
    o Gélio Fregapani, da minha turma de AMAN perguntou se eu tinha alguma foto do meu Trisavô Cel Rego Monteiro para figurar na galeria dos ex Comandantes do Reg Mallet.
    A resposta é sim, tenho reprodução de um quadro a óleo, com excelente resolução. Se me mandares teu e-mail poderei encaminhar.
    Meu e-mail é mfpporto@unisys.com.br
    Abrs

    ResponderExcluir