sábado, 8 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 17

– 1º REGIMENTO DE ARTILHARIAA CAVALO –


DEZEMBRO
16 -O Regimento de Artilharia a Cavalo, representado por sua companhia de artilharia, integrando as forças do exército concentradas na Colônia do Sacramento, é transformado em 1º Regimento sendo nomeado seu Cmt, o Maj Joaquim José Gonçalves Fontes. Na organização destas forças, é criado o 2º Regimento de Artilharia a Cavalo, com quatro peças do 1º, com a artilharia prussiana do Barão de Lemert e praças do 1º Batalhão de Artilharia a Pé, sob o Cmdo do Ten Cel Guido de Held, sendo designado comandante das baterias, o Maj comissionado Emílio Luiz Mallet.

17 -O 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, transformado em volante, com um efetivo de 200 homens, sob o Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes, representado por uma baterias a 12 peças e uma de estativas de foguetes a Congreve a 4 peças (esta ao Cmdo do Ten Antonio José do Amaral) do 1º Batalhão de Artilharia a Pé, passa a fazer parte da divisão Porto Alegre que embarcada na esquadra do Almirante Grenfell, toma parte no forçamento do Passo do Tonelero.

19 -O 1º Regimento de Artilharia volante, desembarca em Diamante, na Confederação Argentina, sob o Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes.

22 -O 1º Regimento de Artilharia volante, desembarca no Espinilho, Província de Santa Fé, na Confederação Argentina, sob o Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário