sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 32

21 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, recolhe-se a Tuiu-Cuê, sob o Cmdo
interino do Ten Cel Severiano Martins da Fonsêca.

MAIO
16 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo interino do Ten Cel Severiano Martins da Fonsêca, coopera na formação do 4o Corpo Provisório de Artilharia, conforme determinação do Cmdo em Chefe, em ordem do dia nº 214. A unidade fica ao Cmdo do Maj João Nepomuceno de Medeiros Mallet, que traz consigo uma bateria provisória de campanha; a esta se reúnem a de posição do Cap Filinto de Araújo, a comandada pelo Cap Luiz Carlos Mariano da Silva; a destacada no Tayí, do Cap Manoel José Pereira Júnior; a de voluntários alemães e a de foguetes a Congreve, destacadas com o 3o
Corpo de Exército.

21 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, marcha para a frente da trincheira inimiga do passo do Espinilho, conservando-se na linha de reserva, sob o Cmdo interino do Ten Cel Severiano Martins da Fonsêca, enquanto é procedido o reconhecimento à viva força da posição inimiga.

21 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, participa da tomada do Sauce, representado por uma ala do 2o Regimento Provisório de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo do Ten Cel Manoel de Almeida Gamma Lobo d’Eça.

ABRIL
03 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo interino do Ten Cel Severiano Martins da Fonsêca, envia para Parê-Cuê suas baterias, que ocupam diversos pontos no sítio que se estabelece à praça de Humaitá.

JULHO
16 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo interino do Ten Cel Severiano Martins da Fonsêca, participa do “reconhecimento à viva força” que faz o 3o Corpo de Exército, sobre as trincheiras de Humaitá, às ordens do Ten Gen Manoel Luíz Osório, Barão do Herval, que o conduziu pessoalmente. Logo após, a 25 de julho, Humaytá é abandonada por sua guarnição.

AGOSTO
08 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo interino do Ten Cel Severiano Martins da Fonsêca, marcha com a 3a Divisão de Infantaria, incorporando-se ao 1o Corpo de Exército, no Tayí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário