sábado, 8 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 18

– 1852 –

FEVEREIRO
03 -O 1º Regimento de Artilharia volante, participa da batalha desse dia, às portas da capital Buenos Ayres, junto à povoação de Morón, sob o Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes e enquadrado na Divisão do Brigadeiro Manoel Marques de Souza, Barão de Porto Alegre. Esta batalha também é denominada como “de Monte Caseros”.


MARÇO
02 -O 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, embarca na cidade de Buenos Aires, onde desfilara, com destino a Montevidéu, sob o Cmdo do Maj Joaquim José Gonçalves Fontes.


04 -O 1º Regimento de Artilharia a Cavalo desembarca em Montevidéu, sob o Cmdo do Ten Cel Joaquim José Gonçalves Fontes.


ABRIL
05 -O 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, marcha de regresso ao Brasil, sob o Cmdo do Ten Cel Joaquim José Gonçalves Fontes.


JUNHO
04 -O 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, chega às fronteiras de Jaguarão, sob o Cmdo do Ten Cel Joaquim José Gonçalves Fontes, que deixa as funções de comandante. O Regimento, permaneceria naquela vila, até 15 de julho de 1853.


– 1853 –

NOVEMBRO
08 -O 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, ao Cmdo interino do Ten Cel Francisco José de Carvalho, assiste ao fuzilamento do soldado Agostinho José de Meira, conforme determinação do tenebroso regulamento do Conde de Lippe, então em vigor em nosso exército, cuja condenação, após julgamento e sentença em processo, deu-se por ter discutido com companheiros sobre a qualidade da carne distribuída para a ração diária, recusando-se a receber sua etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário