sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 29

18 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo do Ten Cel Emílio Luiz Mallet, com as baterias dos Cap Ernesto Augusto da Cunha Mattos, Antonio Carlos de Magalhães e Anfrisio Fialho, toma parte no combate desse dia, no Boquerón.

AGOSTO
20 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, tem classificado como seu Cmt, o Cel Emílio Luiz Mallet, por motivo de promoção a este posto, funções que deixa em 07 de outubro deste mesmo ano, por ter assumido o Cmdo da 1a Brigada de Artilharia.

SETEMBRO
03 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, do Cmdo do Cel Emilio Luiz Mallet, participa da batalha de Curuzú, representado pelo Corpo Provisório, sob o Cmdo do Maj Manoel de Almeida Gamma Lobo d’Eça, organizado com as 1a, 4a, 5a e 6a baterias do regimento. Ao desembarcar conduz suas peças a braço, por praças do mesmo corpo, até a trincheira construída durante a noite e onde se coloca e responde ao tiro inimigo, com o mais vivo fogo e bem dirigido canhoneio.

22 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, participa da batalha de Curupaity, representado pelo Corpo Provisório, sob o Cmdo do Ten Cel Manoel de Almeida Gamma Lobo d’Eça, componente do 2o Corpo de Exército, do Conde de Porto Alegre. A batalha, levada por grande força argentina e dirigida pelo Gen Bartolomé Mitre, constituiu-se em derrota – a única da campanha – para os aliados.

OUTUBRO
07 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, recebe como seu Cmt interino o Maj Severiano Martins da Fonsêca.

– 1867 –

JANEIRO
11 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, sob o Cmdo interino do Maj Severiano Martins da Fonseca, é elogiado pelo Gen Cmt em Chefe do Exército, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, por se ter sobressaído aos demais corpos das brigadas de artilharia e ligeira, na revista passada na manhã desse dia.

20 -O 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, do Cmdo interino do Maj Severiano Martins da Fonseca, representado por uma divisão de bocas de fogo (duas peças) La Hitte de montanha, toma parte no combate da Lagoa Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário