sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 52

SETEMBRO
28 -A 4a Bateria Expedicionária, orgânica do 5o Regimento de Artilharia Md do Paraná, ao mando do Cel Pires Almada.

OUTUBRO
05 -A 4a Bateria Expedicionária, orgânica do 5o Regimento de Artilharia Montada,
inicia marcha por estrada de rodagem, para o sertão paranaense, passando pelas vilas de Prudentópolis e Guarapuava, onde permanece por 30 dias, após completar 150 quilômetros de deslocamento, sob o Cmdo do Cap Osvino Ferreira Alves.

26 -A 4a Bateria Expedicionária, orgânica do 5o Regimento de Artilharia Montada,
sob o Cmdo do Cap Osvino Ferreira Alves, faz seguir para a Serra de Medeiros, a
Seção do 1o Ten Geraldo da Camino.

NOVEMBRO
14 -A 4a Bateria Expedicionária, orgânica do 5o Regimento de Artilharia Montada,
após tomar Bellarminho, marcha com destino a Catanduvas, sob o Cmdo do Cap
Osvino Ferreira Alves.

15 -A Seção do 1o Ten Geraldo da Camino, da 4a Bateria Expedicionária, coopera na resistência das posições da Serra de Medeiros, quando do ataque de surpresa feito pelos revoltosos da coluna Miguel Costa.

20 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, recebe resposta do telegrama do Ministro da Guerra, que fôra endereçado à Honório Lemes, chefe dos rebeldes, para cuja missão como mensageiro, foi designado o soldado Alpheu Castelan, por ordem do Cmt do regimento, Cel Simeão Pereira Reis.

24 -A 4a Bateria Expedicionária, sob o Cmdo do Cap Osvino Ferreira Alves, orgânica do 5o Regimento de Artilharia Montada, já reunida na Serra de Medeiros, entra em posição e apoia ataque contra Bellarminho, que resiste durante 20 dias de lutas ininterruptas.

DEZEMBRO
12 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, sob o Cmdo do Cel Simeão Pereira Reis,
organiza a 5a Bateria Expedicionária, em ordem de marcha, ao Cmdo do Cap Demócrito da Silva Freitas, tendo como subalternos, o 1o Ten Pedro Marques da Costa, 2o Ten Constantino Manalti e Luiz de Azevedo Évora. Seu objetivo é a perseguição aos revoltosos de Luiz Carlos Prestes, a partir da região de Santo Ângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário