sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDES Rgt Mallet - pg 55

extensão. Nessa passagem, “... houve viaturas que foram tiradas a braço pelos
Soldados, substituindo nos jugos bois que caíam e não podiam puxar”. Às 12:00
horas, desse mesmo dia, a Bia ocupa parte de um quartel novo, destinado ao 4o Regimento de Cavalaria Independente, em Santo Ângelo. Às 17:00 horas, é ordenada marcha pela estrada Santo Ângelo, Santa Cruz, Quinzote e São Jacob, pois o inimigo havia passado rumo a Palmeira.

10 -A 5a Bateria Expedicionária, sob o Cmdo do Cap Demócrito da Silva Freitas,
recebendo contra-ordem, permanece no aquartelamento destinado ao 4o Regimento de
Cavalaria Independente.

FEVEREIRO
05 -A 5a Bateria Expedicionária, sob o Cmdo do Cap Demócrito da Silva Freitas,
integrada ao destacamento Cel Resende, em operações contra a coluna Prestes, auxilia no estabelecimento de rigorosa vigilância na faixa do rio Uruguai, setor Santo Ângelo, limitada à leste pelo rio Inhacorá e à oeste pelo rio Conmanday.

07 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, sob o Cmdo do Cel Simeão Pereira Reis,
prepara as subunidades e repartições, no aprestamento de normas, tendo em vista a breve mudança para Santa Maria, nova séde do regimento.

07 -O 5o Regimento de Artilharia Montada, sob o Cmdo do Cel Simeão Pereira
Reis, organiza um destacamento com previsão de marcha para Santa Maria, às ordens do 2o Sgt Ildefonso da Silva Pereira, integrado pelo cabo Athaydes Nunes da Silva,
Anspeçada Feliciano Munhoz, Carlos Lock Sobrinho e soldados Délio Antunes de
Lima, todos da 6a Bateria; soldados Sabino Primo Giongo e Jacob Kumer, da 5a Bateria; e da 4a Bateria, o soldado Antônio Pereira Reis e José Pantaleão da Roza, a fim de guarnecerem o novo aquartelamento.

MARÇO
29 -A 4a Bateria Expedicionária, sob o Cmdo do Cap Osvino Ferreira Alves, orgânica do 5o Regimento de Artilharia Montada, em posição em Catanduvas, após rendição dos rebeldes, marcha para depósito central, sem combater, onde permanece por 30 dias.

ABRIL
17 -A 5a Bateria Expedicionária, sob o Cmdo do Cap Demócrito da Silva Freitas,
deixa de integrar o destacamento Cel Resende, em vista da dissolução do mesmo pelo término da campanha contra a coluna Prestes, na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário