segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 26

...
dezembro de 1851.
Embarcou com o mesmo corpo sob seu comando, na Colônia do Sacramento para o Rio Paraná a 16 e desembarcou a 22 no Espinilho, Província de Santa Fé, em dezembro de 1851.
Fez parte da divisão brasileira aliada ao grande exército em operações contra o ditador de Buenos Aires, D. João Manoel de Rosas.
Tomando parte na batalha de 3 de fevereiro às portas da capital de Buenos Aires, foi elogiado por haver prestado bons serviços nas marchas, tirando da experiência e zelo, recursos para remediar a falta de elementos de mobilidade necessários á sua arma. Igualmente, concorreu, com sua perícia, refletida coragem e excelente direção dos fogos, para a tomada da posição inimiga.
Embarcando com o corpo na cidade de Buenos Aires a 2, em decreto de 3 foi promovido a tenente coronel por merecimento comprovado no campo de batalha e desembarcou em Montevidéu a 4, tudo de março de 1852.
Marchando com a unidade para o Brasil a 5 de abril, chegou à s fronteiras do Jaguarão, Província do Rio Grande do Sul, a 4 de junho de 1852.
Deixando este comando, assumiu o do 7o Batalhão de Infantaria e seguiu para o Uruguai fazendo parte da divisão imperial auxiliadora; entrou na capital a 3 de maio de 1854.
Em virtude do aviso do Ministério da Guerra de 11 de janeiro de 1855, entregou o comando do batalhão a 10 de fevereiro e partiu para a Província do Rio Grande do Sul, a fim de assumir interinamente o 13o Batalhão de Infantaria.
Regressando a Montevidéu e assumindo novamente o comando do 7o Batalhão a 10 de julho de 1855, marchou em diligência a 28 de agosto para o acampamento de Santa Luzia a fim de proteger a força, o transporte e a cavalhada que ali se achavam.
Assumiu o comando da força e com ela recolheu-se ao Cerro, junto a Montevidéu; dali tornou com o batalhão para a Vila da União a 11 de setembro.
Tornou a marchar em destacamento para o mesmo acampamento a 27 do dito mês, de onde marchou com o batalhão e mais forças que ali se achavam a 16 de novembro, fazendo junção com a divisão imperial auxiliadora em marcha para o Brasil, nas pontas do Arroio Tolita. Passou a linha divisória e acampou a 22 de dezembro, tudo de 1855, no Piraí Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário