segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 92

...
Passando a pronto a 2 de maio e assumindo nesse dia o comando da companhia, embarcou no Cerro em Montevidéu a 26 do mesmo mês.
Desembarcando a 2 de junho na margem esquerda do Arroio Dayman, passou do estado oriental do Uruguai para a Província de Entre-Rios, na Confederação Argentina, ainda do mesmo mês.
Atravessando o Arroio Mocoretá passou com o exército impe­rial da Província de Entre-Rios para a de Corrientes a 29 de se­tembro.
Nomeado instrutor do 7º Corpo de Voluntários da Pátria a 2 de fevereiro e da 17a Brigada a 12, deixou o comando da companhia e a função de instrutor a 14 desse mês; passando a exercer as de ajudante.
Por ordem regimental de 16, foi elogiado pela dedicação e zelo com que se prestou a coadjuvar ao comandante no árduo ser­viço de campanha.
Deixando o exercício de ajudante a 7 de março e assumindo o comando da 6a Companhia, foi louvado em ordem regimental no 5, pela inteligência e dedicação que empregou durante o tempo que exerceu aquelas funções.
Passando o comando da companhia a 14, foi designado para encarregar-se da instrução de inferiores e cabos de esquadra, do exercício prático e escola dos recrutas.
Acampando com o batalhão a 31, ainda de março, na margem es­querda do Rio Paraná, na presença do inimigo, em frente as fortificações paraguaia de Itapirú, junto ao Passo da Pátria, tomou parte no bombardeamento feito pelo batalhão sobre as mesmas fortificações no dia 10 de abril.
Atravessando aquele rio, passou da Província de Corrientes para a República do Paraguai, tomando posição em frente ao inimigo na enseada do Itapirú no dia 18, também de abril.
Destacando com o batalhão para a vanguarda do exército e das linhas avançadas a 22, fez parte das baterias que deviam bombardear as fortificações do Passo da Pátria.
Comandando a 1a divisão da 3a Bateria no dia 29, canhoneou o entrincheiramento inimigo.
Tomando parte nos combates de 2 de maio no rincão do Passo da Pátria, de 20 no Estero Bellaco, no canhoneio que das linha, avançadas do exército fez o batalhão sobre o entrincheiramento inimigo a 22, na batalha de 24 em Tuiuti, foi elogiado nos dias 13, 21 e 26, pela bravura com que se portou em combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário