segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg56

...
A 20 de maio de 1866, tomando posição em frente das trincheiras inimigas junto ao Estero Vellaco, combateu e desalojou as forças paraguaias.
Ocupou diversas posições sempre batendo o inimigo, numa extensão de mais de meia légua.
Acampando em Tuiuti com o exército oriental que formou a vanguarda, assistiu ao combate que teve lugar a 22 por ocasião de reconhecimento e a 24 de maio tomou parte na Batalha de Tuiuti, combatendo com vivo fogo durante toda a ação, bem assim no combate do dia 28.
Foi elogiado a 2 de julho pela distinção e bravura com que se portou na batalha de 24, contribuindo para que fosse esse dia de glória para o 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, acrescentando mais uma página honrosa à história de seus feitos, tornando-se feliz e tão glorioso para o Exército Brasileiro, por cujo feito das armas, cabendo ao regimento a parte mais ativa da batalha.
Marchando a 15 de julho com a 4a Divisão do Exército, comandando a força de artilharia composta da 3a Bateria e parte da 5a, ao clarear do dia 16 ocupou as posições em frente ao inimigo, no flanco esquerdo, combatendo-o com vivo fogo por espaço de doze horas.
Recolhendo-se ao regimento a 17, assistiu ao combate de 18, tudo de julho.
Foi elogiado a 24, pelo general comandante em chefe, pelos serviços prestados no combate de 16 do mesmo mês.
Foi nomeado por decreto de 18 de agosto, cavaleiro da ordem de cristo, pelos serviços prestados nos combates de 2, 22 e 24 de maio.
Passou em 7 de outubro de 1866 a comandar interinamente o regimento.
Foi elogiado pelo general comandante em chefe, por ter o 1º Regimento de Artilharia a Cavalo sob seu interino comando, sobressaído entre os demais corpos da brigada de artilharia e ligeira de cavalaria, na revista que o mesmo senhor passou na manhã de 11 de janeiro de 1867, não só pela boa execução das poucas manobras que se puderam fazer em terreno insuficiente, como pelo asseio de uniformes.
Foi nomeado por decreto de 13 de abril, oficial da ordem da rosa, pelos serviços prestados nos combates de 16 e 18 de julho de 1866. Promovido ao posto de tenente coronel para o Estado Maior de Artilharia a 1o de junho de 1867 por atos de bravura, a 20 de julho marchou comandando o

Nenhum comentário:

Postar um comentário