segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHS COMANDANTES - pg 03

APRESENTAÇÃO


Escritores de renome escreveram e escrevem sobre a nossa história militar, desde os primórdios do Brasil colônia.
Estudando-se cada acontecimento dentro dos contextos, descobriremos novos fatos e notabilíssimos feitos, cujos eventos serviram para forjar vultos de real valor.
Muitos, porém, longe de serem olvidados, por razões que não nos cabe aqui analisar, contribuíram à custa de suas existências, para a nossa atual soberania e emancipação política.
Notável é a galeria de homens de letras, políticos, militares, eclesiásticos, dentre negros, brancos, índios e caboclos que, com desprendimento e heroicidade, cooperaram para que fossem alicerçados os destinos de nossa pátria e dos quais nada sabemos.
Entre tantos, permitimo-nos citar os ex-comandantes do atual 3o Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado “Regimento Mallet”, que de primitivo Corpo de Artilharia a Cavalo, viria a se constituir, através dos tempos até nossos dias, sem fugir às suas finalidades, em um marco inconteste de nacionalidade.
Já existindo um histórico da unidade, de autoria do General João Borges Fortes e do Capitão José Faustino da Silva Filho, editado no Rio de Janeiro pela imprensa militar em 1932, faz-se necessário que conheçamos a vida militar de cada um dos que em um período inicial, a conduziram de 1831 a 1925.
Apresentando, pois, despretencioso trabalho cujo tempo consumiu mais de 30 anos, agradecemos à “Secular Caserna”, única responsável por nossa formação, ensinamentos de nobre civismo, abnegação e consciência profissional nela recebidos no distante ano de 1959 e aprimorados na década de 1960, predicados estes – essenciais aos que seguem a carreira das armas – provindos não só do ensino peculiar, mas igualmente do exemplo diuturno dos seus saudosos integrantes. Visando também as novas gerações castrenses, no intuito de despertar-lhes o interesse por este tipo de labor, visto serem tão poucos neste imenso Brasil que a isto se dedicam e havendo, também, grande número de instituições militares centenárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário