segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 59

...
Chegando às pontas de Barreiros a 16 de agosto, dirigiu o bombardeamento e tomou parte no combate desse dia.
Assistindo ao combate do dia 18, marchou com o regimento para Caraguatay, onde acampou nessa data.
Foi elogiado nas ordens do dia no 3 e 4 de 18 e 19 de agosto de 1869, do 2º Corpo de Exército, relativos aos combates de 16 e 18 do mesmo mês.
Acha-se compreendido no número dos oficiais aos quais sua majestade o imperador, por aviso de 5 de outubro, mandou louvar por haver tomado parte nos brilhantes feitos que tiveram lugar no mês de agosto.
Igualmente compreendido no voto de louvor e reconhecimento, que a Câmara dos Deputados mandou que se consignasse na ata da sessão de 24 de agosto, pela vitória alcançada a 12 no ataque contra Peribebuy.
Também foi incluído na moção do Senado, unanimemente aprovada na sessão de 25, na qual manifesta ao exército os sentimentos de júbilo e reconhecimento pela parte que lhe coube no grande feito das armas do dia 12 do mesmo mês.
Marchando com o regimento para São Joaquim a 29 de setembro, chegou ao Arroio Hondo a 11 de outubro, prosseguindo a marcha a 21 com destino a Vila do Rosário, onde chegou a 31.
Foi promovido ao posto de coronel por atos de bravura em decreto de 30 de outubro, com antigüidade de 12 de agosto.
Em 14 de novembro foi elogiado pelo Marechal Conde d’Eu, pelos feitos das armas realizados no mês de agosto.
Foi incluído no estado efetivo da 1a Bateria do regimento a 15 de maio de 1870 por ter sido classificado no mesmo por decreto de 30 de março do referido ano.
Tendo obtido licença para tratar de sua saúde na corte do império, entrou em gozo da mesma em 1 de junho.
Transferido para o 1o Batalhão de Artilharia a Pé por decreto de 6 de setembro, foi excluído do estado efetivo do regimento a 31 de outubro do mesmo ano. Foi louvado pelo Ministro da Guerra em aviso de 8 de agosto de 1872, pelo auxílio que prestou ao Comando Geral de Artilharia na organização de importantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário