segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES -pg 40

...
tenente coronel em decreto de 2 de dezembro.
Extinto aquele comando a 26 de junho de 1857, passou a exercer as funções de comandante do 2o Batalhão de Artilharia a Pé do qual foi transferido para o 1o da mesma arma por decreto de 1o de dezembro.
Promovido por merecimento ao posto de coronel a 2 de dezembro de 1860 para o Regimento de Artilharia a Cavalo, foi nomeado cavaleiro da ordem de São Bento de Aviz.
Em ordem do dia de 2 de setembro de 1865, mandado apresentar-se ao Barão de Porto Alegre a fim de ser empregado no exército em operações, foi nomeado deputado do Ajudante General, cargo de que foi exonerado a 25 para seguir em outra comissão.
Em decreto de 19 de novembro foi transferido para o Estado Maior de Artilharia e, por outro de 22 e janeiro de 1866, promovido ao posto de brigadeiro.
Pela ordem do dia de 25 de abril de 1866 foi elogiado pelo comando em chefe do 1o Corpo de Exército pelos serviços prestados no ataque do dia 17, por não desmentir o conceito de que goza, guardando seu respectivo posto com serenidade, ativando e dirigindo o movimento da fração de força do seu comando, á medida em que as circunstâncias do terreno permitiam, ou que a necessidade se apresentava, de uso de forças nestes ou naquele ponto.
Em outra ordem do dia de 26 de maio, foi elogiado pelos serviços prestados no comando da 1a divisão na batalha de Tuiuti a 24 do mesmo mês.
Promovido por decreto de 5 de outubro ao posto de marechal de campo, foi nomeado por ordem do dia de 29 de novembro, comandante interino do 2o Corpo de Exército.
Foi nomeado a 28 de fevereiro de 1867 comandante da 1a Divisão de Infantaria e a 27 de janeiro de 1868, do 2o Corpo de Exército.
Na ordem do dia de 21 de fevereiro, foi elogiado e agradecido pelo zelo, perícia e coragem demonstrados durante o ataque no dia 10 ao Forte do Estabelecimento.
Por decreto de 28 de março de 1868, foi nomeado Conselheiro de Guerra e dispensado dessas funções pela ordem do dia no 245, do Marquês de Caxias, de 19 de agosto, para assumir o comando das forças na base de operações em Humaitá. Comandando uma coluna de oito mil homens, de infantaria e artilharia, passou

Nenhum comentário:

Postar um comentário