segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 94

...
Foi mencionado na ordem do dia do comando em chefe do 1o Corpo do Exército no 156, de 28 de maio, em referência as partes dos comandos, Geral da Artilharia e da 17a Brigada, relativamen­te a batalha de Tuiuti, por ter se tornado digno dos maiores elogios, pela bravura com que se portou.
Assistindo ao bombardeamento que durante seis horas fez o inimigo sobre os acampamentos dos exércitos aliados no dia 14, tomou parte nos que se seguiram desse dia até 30 do mês de junho.
Assistindo aos bombardeios de 1o a 4, de 7 a 11, de 21, 30 e 31 do mês de julho e aos combates de 16 e 18 de agosto, tomou parte nos bombardeios feitos pelo exército imperial sobre os entrincheiramentos e forças inimigas.
Tendo pelo dobro, na forma da lei, o tempo de serviço em campanha, foi mandado contar antigüidade no posto de 1o tenente, de 18 de fevereiro de 1865, data a que tinha interstício legal para ser promovido.
Tomando parte na 1a divisão na vanguarda efetuou com duas bocas de fogo sob seu comando, os bombardeios contra o inimigo nos dias 3, 4, 7, 22 e 23 de setembro.
Tomando parte no dia 25 de outubro no reconhecimento, tiro­teio e bombardeamento feito pelas nossas forças a uma trincheira que o inimigo tentava levantar em frente a divisão de seu coman­do, como participou por escrito a 26, assistiu ao combate de ar­tilharia que teve lugar no dia 30, ainda do mesmo mês, entre a artilharia do inimigo e a do exército aliado.
Destacado para a esquerda da linha de vanguarda do exército, na 2a divisão, no dia 3, assistiu aos bombardeios feitos pelo inimigo nos dias 24 e 27 do mês de novembro e tomou parte nos bombardeamentos feitos contra os entrincheiramentos inimigos, nos dias 3, 5, 6, 8 e 9, do mês de dezembro de 1866.
Passando a comandar a divisão de morteiros, destacado na es­querda da linha de vanguarda do exército, tomou parte no bombar­deio feito pela nossa artilharia a 8, no feito entre esta e a do inimigo no dia 19 do mês de janeiro de 1867.
Também tomando parte nos bombardeios de nossa artilharia no dia 2 e entre esta e a do inimigo nos dias 11 e 12, assistiu aos diversos bombardeios, ora feitos pela artilharia inimiga, ora pela nossa, nas noites de 23 a 28 do mês de fevereiro.
Tomando parte nos bombardeios de 1o a 10 e de 14 de março, recolheu-se ao batalhão por ordem superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário