segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 74

...
de Janeiro a 10 de dezem­bro do mesmo ano.
Embarcando para Pernambuco a 16 de fevereiro de 1851, marchou em diligência para o norte da província a 8, recolhendo-se a 22, do mês de janeiro de 1852.
Marchando em diligência para o interior a 4 e recolhendo-se a 13, de maio do mesmo ano, foi promovido a 1o tenente.
Por conveniência da disciplina passou adido em 4 de março de 1854 ao 9o Batalhão de Infantaria e por aviso do Ministério da Guerra de 18 do mesmo mês, foi chamado a corte, ficando na mesma situação no 1o Batalhão de Artilharia a Pé, a 20 de maio.
Foi elogiado a 2 de outubro por ter cumprido pontualmente as suas obrigações no destacamento da Fortaleza de Santa Cruz.
Passando a servir em comissão no Batalhão de Engenheiros a 24 de abril de 1855, foi elogiado em ordem do dia do 1o batalhão, pelo zelo, prontidão, boa vontade e dedicação com que se prestou ao serviço do batalhão, mostrando muita capacidade e inteligência no desempenho de todos os seus deveres, além de uma bela educação que o fizeram sempre estimado dos seus camaradas, com muita espe­cialidade do comandante, que sente prazer em pagar esse tributo de louvor e gratidão, devido ao seu merecimento e capacidade que sem dúvida devem ser aproveitados no batalhão que passa a servir.
Promovido a capitão para a 8a Companhia do 4o Batalhão de Ar­tilharia a Pé, foi desligado a 24 de dezembro de 1855, a fim de reunir-se a sua unidade, a qual se apresentou em Pernambuco em 20 de janeiro de 1857.
Aprovado plenamente nos exames práticos de artilharia reali­zados em abril, foi transferido a 31 de agosto para a 1a Compa­nhia do 2o Batalhão de Artilharia a Pé.
Passando a servir adido ao 1o batalhão da mesma arma a 29 de julho, foi transferido para a Escola Militar e de Aplicação a 20 de novembro e para o Batalhão de Engenheiros a 23 do mesmo mês, do ano de 1858, a fim de comandar a 1ª Companhia de Alunos da referida escola.
Passando a disposição do Presidente nomeado para a Província de Mato Grosso, seguiu destino a 7 de julho de 1859. Em ordem do dia no 76 foi elogiado pelo bem que serviu no emprego de comandante da 1a Companhia de Alunos, distinguindo-se sempre em todos os lugares em que serviu, reunindo inteligência, dedicação e caráter circunspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário