segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 68

...
Pronto a 18 de dezembro, do mesmo ano de 1868, assumiu o comando da ala direita do corpo provisório, com o qual tomou parte nos combates de Lomas Valentinas. desde 21 a 27. Assistiu a rendição da guarnição de Angustura, a 30, tudo em o referido mês de dezembro e foi elogiado na parte do comando do corpo, dada para a autoridade competente, pelo valor e relevantes serviços que prestou nos mesmos combates.
Acampado em Vileta, marchou a 4, indo acampar a 6, tudo de janeiro de 1869, na cidade de Assunção, de onde marchou para Luque, a 5 de abril e ai acampou a 06 do dito mês.
Marchou de Luque, a 20 de maio, acampando neste dia, em São Lourenço, a 21 em Capiatá, a 22 em Itá, a 24 em Itaguá e finalmente em Pirajú, a 25, tudo do dito mês de maio e do mesmo ano de 1869.
Por decreto de 28 de junho, foi-lhe conferida a medalha do mérito militar, pelo combate de 21 de dezembro de 1868, como fez público a ordem do dia da Repartição de Ajudante General no 683, de 28 de julho.
Marchou com o 1o Corpo de Exército, na noite de 1 de agosto, tomando parte no combate de 5, no Desfiladeiro de Sapucahy, no assalto e tomada da praça Peribebuy a 12, na ação de Campo Grande a 16, sendo elogiado nas participações oficiais do comando do corpo, dirigidas ao Comando Geral de Artilharia, pela bravura dedicação e brilhante comportamento que teve no comando de duas baterias no assalto de Peribebuy e pelos seus feitos de heroísmo na ação de Campo Grande, para os quais não achando o comandante do corpo, expressões bastante enérgicas que pudessem exprimi-los, limitou-se em recomendá-los à sua alteza, que o promoveu a tenente coronel por atos de bravura.
Marchou a 18 e acampou junto às margens do Rio Manduvirá, a 28, tudo em o referido mês de agosto.
A 9 de setembro seguiu para Arecutaguá, de onde embarcou com a ala esquerda do corpo, a 22, indo desembarcar a 23 na margem esquerda do Rio Paraguay, junto à Vila do Rosário e nela acampou a 26, tudo em o mencionado mês de setembro. Em virtude dos apontamentos do quartel general do comando em chefe, de 7 de outubro, foi excluído do estado efetivo do 3o Batalhão de Artilharia a Pé e desligado do 2o Corpo Provisório de Artilharia a Cavalo, onde se achava adido, por ter sido nomeado, comandante do 4o Corpo Provisório de Artilharia, cujo comando, assumiu na cidade de

Nenhum comentário:

Postar um comentário