segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 87

...
Recebendo votos de reconhecimento e louvor que a Câmara dos Senadores e Deputados consignou em sessão, pela brilhante vitória alcançada a 12 de agosto em Peribebuí, foi elogiado particularmente por sua alteza, pela bravura que demonstrou quando do bombardeamento da mesma praça.
Foi também com muita distinção elogiado pelo comandante em chefe, por ter como comandante do regimento na batalha de Campo Grande, prestado relevantíssimos serviços que nunca poderão ser suficientemente elogiados, sustentando constantemente com sua artilharia ativíssimo fogo, no alcance sempre da metralha inimiga.
Foi recomendado à sua alteza pelo Comando Geral da Artilharia na parte relativa ao assalto de Peribebuí, pelo modo distinto com que dirigiu seu regimento e por seu valor e calma e com distinção mencionado na do comando do 1o Corpo do exército, relativo ao mesmo assalto, sendo com o regimento considerado digno de louvor pelos serviços ali prestados.
Mencionado também com distinção na parte do deputado do Ajudante General junto ao comando em chefe e louvado por sua intrepidez na do Comando Geral da Artilharia e na do Comando do 1o Corpo de Exército, todas relativas a batalha de Campo Grande em 16 de agosto de 1869, como tudo consta na ordem do dia no 37, de 14 de novembro de 1869, do comando em chefe.
Foi elogiado com as forças de Curupaity pela resignação e disciplina com que suportou prolongadas privações que não foram sem resultados para as causas do Brasil, por quanto a ocupação de Capivary e Curuguaty, protegeu definitivamente quase a totalidade do território paraguaio contra qualquer tentativa de seu ditador, que foi obrigado a abandonar os povoados e terras cultivadas para procurar abrigo nos fundos das matas índias.
Acampado em Santo Izidro de Curuguaty, marchou com o regimento com destino ao Rosário a 17 de fevereiro, acampando nessa Vila a 13 de março de 1870.
Obtendo nessa mesma data, licença para regressar ao Brasil, deixou o comando do regimento por ter sido o mesmo dissolvido.
Foi agraciado em 06 de outubro de 1870 com o grau de oficial da ordem imperial do cruzeiro pelos serviços militares prestados na Guerra do Paraguai, nos combates de 1868 e cordilheiras. Por portarias de 20 de dezembro de 1870, de 27 de abril e 29 de maio de 1871,

Nenhum comentário:

Postar um comentário