segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 41

...
pela frente de Vileta e desembarcou nas barrancas de Santo Antonio e no dia 6 de dezembro de 1868 atacou a ponte do Arroio Itororó, sob grande fogo de artilharia e fuzilaria inimiga, pelo que foi ferido e retirado da luta.
Por decreto de 26 de dezembro do mesmo ano foi agraciado com o título de Visconde de Itaparica.
Designado pelo comandante em chefe para construir a estrada do chaco, iniciando em Palmas-Santa Tereza e indo terminar em Vileta, numa extensão de três léguas, e entregando-a pronta em vinte e três dias, foi elogiado pelo valioso serviço que propiciou para a passagem do exército pelo chaco e condecorado com o grau de grande dignatário da ordem da rosa.
Regressando do exército em operações e apresentando-se na corte do Rio de Janeiro a 16 de fevereiro de 1869, por decreto de 20 do mesmo mês, foi agraciado com a medalha do mérito militar, em atenção aos reiterados atos de bravura praticados em diversos combates na Guerra do Paraguai.
Recebeu felicitações da Assembléia Provincial do Rio Grande do Sul em sessão de 12 de julho do mesmo ano.
Faleceu solteiro a 23 de julho de 1870, na capital da Província da Bahia, de ferimento grave, recebido em Itororó, em 06 de dezembro de 1868.

Nenhum comentário:

Postar um comentário