segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 84

...
Marchando a 18 de outubro com a 2a Bateria para o Piraí-Grande, sob as ordens do Tenente Coronel Graduado Emilio Luiz Mallet, fez junção com o exército em operações.
Na ordem do dia do comando em chefe do exército no estado oriental, consta haver se portado com distinção no ataque da cidade de Paissandú que teve lugar ao amanhecer do dia 31 de dezembro de 1864 até 2 de janeiro de 1865.
Foi agraciado com o grau de cavaleiro e comendador da ordem da rosa, com data de 11 de março de 1865, pelos serviços militares prestados no estado oriental do Uruguai.
Apresentando-se em São Gabriel a 2 de maio, vindo de Montevidéu e em Uruguaiana ao Barão de Porto Alegre, foi nomeado major em comissão e comandante das baterias do Regimento de Artilharia a Cavalo.
Assistindo a rendição de Uruguaiana a 18 de setembro de 1865 como comandante geral das baterias, a 22 de novembro do mesmo ano, foi nomeado comandante do Corpo Provisório da mesma arma em organização.
Foi agraciado com a medalha comemorativa a rendição de Uruguaiana criada pelo decreto no 3.515, de 20 do mesmo mês e ano.
Promovido por decreto de 22 de janeiro de 1866 a major efetivo por merecimento para o mesmo regimento, continuou a comandar o Corpo Provisório.
Vadeando o Rio Uruguai na Vila de São Borja a 16 de fevereiro e atravessando a Província de Corrientes, embarcou com o Corpo Provisório na margem esquerda do Rio Paraná a 20 de julho e desembarcou em Itapirú, território paraguaio a 29 do mesmo mês.
Embarcando em Itapirú a 31 de agosto e desembarcando em Curuzú a 02 de setembro, tomou parte nos combates de 13 a 22 de setembro, tornando-se digno de especial menção por sua bravura, combatividade, inteligência e calma.
Comandando o Corpo Provisório de Artilharia a Cavalo em Curupaiti, que guarnecia uma bateria de 12 bocas de fogo e quatro estativas de foguetes a Congréve, levantada a conveniente distância do entrincheiramento inimigo, sustentou um vivíssimo fogo com peças de campanha contra artilharia de grosso calibre, desde as oito e meia horas da manhã até a uma e meia horas da tarde. Recebendo ordem de avançar com as baterias a fim de assestá-las sobre a primeira trincheira já ocupada pelas forças brasileiras, executou com a maior prontidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário