segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 47

...
Acampando em Tuiuti com o exército uruguaio que formou a vanguarda, tomou parte na grande batalha do dia 24 e no combate de 28, tudo de maio de 1866.
Foi elogiado na ordem do dia do comando em chefe nessa última data, por seu comportamento na batalha do dia 24 e mencionado com honrosos elogios nas partes dadas pelos generais, chefe do estado-maior, comandante geral da artilharia e comandante do exército oriental.
Tomou parte nos combates de artilharia de 14, 18, 19 e 20 de junho e assistiu ao de 16 e 18 de julho.
Foi nomeado oficial da imperial ordem do cruzeiro a 17 de agosto e por decreto de 20, promovido ao posto de Coronel por atos de bravura, para o 1o Regimento de Artilharia a Cavalo.
Passou a comandar a 1a Brigada de Artilharia a 7 de outubro de 1866.
Pelo zelo e perícia no comando da brigada, foi elogiado pelo Marquês de Caxias a 12 de janeiro de 1867 e nomeado dignatário da ordem da rosa a 12 de abril.
Marchando com a brigada, tomou parte no ataque ao reduto do Estabelecimento a 19 de fevereiro de 1868 e recolhendo-se a Tuiu-Cuê a 21, foi novamente elogiado, por brioso, valente e disciplinado.
Pelo mesmo feito, foi louvado pelo imperador, por ter concorrido para a glória das armas imperiais.
Marchando com a brigada a 21 de março, para o Passo do Espinilho, fez o reconhecimento a viva força sobre trincheiras inimigas.
Ocupou a 3 de abril diversos pontos no sítio que se estabeleceu a Fortaleza de Humaitá, tomando parte no combate.
Em 11 do mesmo mês, foi nomeado diagnatário da ordem do cruzeiro, pelos serviços prestados no ataque ao Estabelecimento.
Foi elogiado pelo Visconde do Herval, por haver-se distinguido no combate de 16 de julho, nas trincheiras de Humaitá.
Marchando para Palmas, acampou com a brigada a 24 de setembro e em 21 de dezembro, integrando forças ao mando de D. Henrique de Castro, assistiu ao ataque às trincheiras de Piquicirí e a 22 acampou entre os redutos de Angustura e Lomas Valentinas e no clarear do dia, dirigiu o bombardeio a este último reduto. A 27, tomando posição com vivo fogo de artilharia, dirigiu o assalto, seguindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário