segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 78

...
Assistindo ao combate de 19 de fevereiro de 1868 no ponto denominado Estabelecimento, foi recomendado em ordem do dia no 5, do comando em chefe dos exércitos aliados, de 24 do mesmo mês.
Foi mandado louvar pelo imperador em aviso do Ministério da Guerra de 5, publicado na ordem do dia no 201, de 20 de março, do comando em chefe das forças imperiais, por ter no assalto do Estabelecimento, concorrido para que as armas brasileiras se co­brissem de glórias.
Assumindo a 6 de abril de 1868 o comando do 24o Corpo de Voluntários da Pátria e assistindo ao contate do dia 1o de outubro na ocasião do reconhecimento a viva força sobre os pontos en­trincheirados de Angustura, foi louvado em ordem do dia no 14 de 3 desse mês, do comando da 2a Divisão de Cavalaria, pelo valor e atividade que demonstrou no referido combate.
Assistindo ao combate do dia 6 de dezembro junto ao Arroio Itororó em Santo Antonio, foi ferido levemente no baixo ventre por bala de fuzil e contuso na mão direita.
Promovido pela ordem do dia no 272, de 14 de janeiro de 1869, do comando em chefe, ao posto de coronel por atos de bra­vura praticados nos feitos das armas de dezembro de 1868, assumiu o comando da 4a Brigada de Infantaria.
Transferido para o comando da 8ª Brigada da mesma arma a 23 do mesmo mês, foi agraciado com a medalha do mérito militar, conforme publicou a ordem do dia no 664, de 27 de fevereiro de 1869.
Comandando a 8a Brigada de Infantaria tomou parte no combate e assalto de 12 de agosto de 1869, sobre a praça de Peribebuy e na Batalha de Nhuguassú ou Campo Grande a 16 do mesmo mês.
Foi recomendado pelo Marechal Conde d’Eu, em ordem do dia no 37, de 14 de novembro do dito ano, pelos serviços prestados nos referidos combates.
Estacionando em Santo Izidro de Caraguaty, assumiu o comando do mesmo distrito a 16 de fevereiro de 1870, em virtude de ordem do comando em chefe.
Extinto o comando desse distrito em conseqüência dos resultados obtidos em Aquidabam no dia 1 de março, retirou-se de Santo Izidro com todas as forças de seu comando e acampou na Vi­la do Rosário a 31 do mesmo mês. Deixando o comando da 8a Brigada de Infantaria no dia 1o de abril por ter sido ela extinta, assumiu na mesma data o comando do 1o Batalhão de Artilharia a Pé,

Nenhum comentário:

Postar um comentário