segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VELHOS COMANDANTES - pg 64

...
Apresentou-se ao regimento, a 05 de março de 1852 e ficou pronto, regressando com o regimento para a Província do Rio Grande do Sul, a 05 de abril, sendo, por decreto de 30 do mesmo mês, promovido ao posto de 1o tenente ajudante, para o Corpo de Artilharia de Mato Grosso, como fez público na ordem do dia do Comando em Chefe no 60, de 31 de maio.
Em 23 de novembro foi-lhe concedida a medalha de prata da campanha do Uruguai, com fita verde, criada por decreto de 14 de março.
Por decreto de 14 de abril de 1855, foi promovido ao posto de capitão para a 2a Companhia do Corpo de Artilharia de Mato Grosso, a que pertencia.
Por outro decreto de 20 de agosto de 1857, foi transferido para a 3a Bateria do 1o Regimento de Artilharia a Cavalo, ficando adido ao 2o batalhão da mesma arma a pé, até ulterior deliberação do governo imperial, como consta do aviso do Ministério da Guerra, de 24 do mesmo mês, publicado na ordem do dia da Repartição de Ajudante General no 27, de 09 de setembro.
Por decreto de 22 de janeiro de 1859, foi transferido para a 2a Companhia do referido 2o batalhão, sendo por outro decreto de 24 de abril, novamente transferido para o 1o Regimento de Artilharia a Cavalo e classificado na 5a Bateria, como se fez público na ordem do dia de Repartição de Ajudante General no 189, de 25 do mesmo mês, ficando considerado não apresentado.
De uma relação de alterações, remetida pelo 2o Batalhão de Artilharia a Pé, do mês de outubro de 1860, consta achar-se em Mato Grosso, comandando interinamente, o Corpo de Imperiais Marinheiros, dirigindo o Trem Naval e exercendo as funções de capitão do porto. De outra relação de alterações, datada de 1 de dezembro, consta ter feito entrega do Trem Naval e da Capitania do Porto, a 13 de novembro, em cumprimento a ordem da Presidência e Comando das Armas, de 12 do mesmo mês.
Foi mandado desligar do 2o Batalhão de Artilharia, a fim de reunir-se ao regimento da mesma arma a que pertencia, a 18 de novembro de 1861. Pela ordem do dia da Repartição do Ajudante General no 313, de 14 de maio de 1862, obteve quatro meses de licença para tratar de sua saúde, na corte, onde se achava, vindo da Província de Mato Grosso. Pronto a 15 de setembro, ficando a disposição do Ajudante General, a fim de seguir para a Província do Rio Grande do Sul, para onde embarcou, a 06 de outubro e apresentou-se ao seu regimento, a 23 de novembro,

Nenhum comentário:

Postar um comentário